Ponte Carlos, em Praga. Ligando o lindo ao maravilhoso.

14 September 2009 in Lugares e Passeios, Perguntas & Respostas

A Ponte Carlos, com vista da Cidade Velha. Uau!

A Ponte Carlos, com vista da Cidade Velha. Uau!

A Ponte Carlos é a ponte mais bonita do mundo. É minha opinião, e de muita gente também. Data vênia honoráveis opiniões contrárias, a ponte mais famosa de Praga não fica fora das top 3 em nenhum lista sensata.

E não é para menos, já que é uma ponte belíssima. Mesmo. Foi construída em pedra, no ano de 1357, por ordem do Imperador Carlos IV, para substituir a antiga ponte de madeira, arrastada por uma enchente. E foi bem construída, já que está lá até hoje, e já sobreviveu a diversas outras enchentes… Tem dezesseis pilares, 516 metros de comprimento, 10 de largura.

Mas a ponte fica ainda mais bonita quando você a coloca em seu contexto. Explico: uma ponte tem um propósito básico e ligar dois pontos. Quanto mais bonitos forem estes dois pontos, mais bonita fica a ponte. Mal comparando, é como os edifícios de aço e vidro. São muito bonitos. Mas ficam mais bonitos quando refletem outros edifícios bonitos, e não uma favela…

Multidão na ponte. Agradável muvuca!

Multidão na ponte. Agradável muvuca!

No caso da Ponte Carlos, ela é o elo de ligação entre Malá Strana, o bairro dos palecetes e mansões, e a Cidade Velha, com seu labirinto de casas históricas. Então, supondo que você esteja no meio da ponte, não importa de que lado você veio e para que lado você vai. É bonito. Mesmo.

De quebra, nas extremidades da ponte existem as torres, ou portões, que a deixam ainda mais bonita. Do lado da Cidade Velha, o Portão da Pólvora é considerado uma das torres góticas mais bonitas e bem preservadas do mundo. Logo antes dela (ou depois, dependendo do sentido), está um pequeno largo com a estátua de Carlos (o Imperador), em frente ao lindo edifício da Universidade (fundada por… adivinha! Carlos!). Atravesse a rua e já estará no Klementinum, outro conjunto de edifícios de cair o queixo.

Do outro lado da ponte, não uma, mas duas torres. Outra torre gótica e uma menor, ao lado dela. As duas emolduram a cúpula da Catedral de San Nicolas, marco de Malá Strana e tem como pano de fundo o Castelo de Praga, com proeminência para as torres da Catedral de São Vito. Bonito, muito bonito. Mesmo.

A ponte à noite, com suas estátuas.

A ponte à noite, com suas estátuas.

Mas não dá para falar da Ponte Carlos sem mencionar suas estátuas – talvez o que a façam diferente de tantas outras. Em seus pilares repousam trinta estátuas barrocas, geralmente de santos ou de situações religiosas. Foram colocadas lá por volta de 1700, numa espécie de epidemia. Explico: uma associação, ou um nobre, resolve colocar uma estátua para homenagear algum santo. Logo outra associação, ou outro nobre, resolve oferecer outra estátua – para não ficar atrás do primeiro. Logo um terceiro tem a mesma idéia e, em poucos anos, não havia mais pilares disponíveis. Sorte nossa, que temos um pequeno museu de estátuas na ponte, que proporcionam ótimas fotos – basta ver o alto do blog. O logo mostra uma das estátuas da ponte.

Ponte com o pôr-do-sol - moleza para fotógrafos.

Ponte com o pôr-do-sol - moleza para fotógrafos.

Por falar em fotos, a ponte tem orientação leste-oeste. Isso quer dizer que o sol nasce de um lado (Cidade Velha) e se põe do outro (Malá Strana). Então, aquela luz bonita de começo e de fim de dia se derrama sobre os bairros, fazendo um gigantesco prato de mamão com açúcar para os fotógrafos. Então anote a dica: pôr-do-sol na Ponte Carlos com máquina fotográfica na mão. Prepare-se para fotos memoráveis.

Ponte Carlos, bonita até debaixo da neve.

Ponte Carlos, bonita até debaixo da neve.

Mas a ponte não de esgota num horário. Ela é, antes de tudo, 24 horas. E a cada hora do dia é uma ponte diferente. Além do nascer e do pôr do sol, tem a ponte do meio-dia, quando está tomada de artistas – pintores, retratistas, músicos, performáticos. Tem a ponte da meia-noite, quando está quase deserta e você pode parar e ouvir o burburinho da água passando pelas pilastras; tem a ponte do verão, num congestionamento de turistas boquiabertos, e tem a ponte do inverno, coberta pelo branco da neve; tem a ponte vista do alto, a partir do Castelo; tem a ponte vista de baixo, de dentro de um barco. São dezenas de pontes em uma só. Por isso, você vai passar por ela várias vezes, e não vai se cansar. Mesmo.

A ponte também é lar de artistas que retratam... a ponte!

A ponte também é lar de artistas que retratam... a ponte!

Tags: ,

10 Comments to Ponte Carlos, em Praga. Ligando o lindo ao maravilhoso.

  1. a ponte é muito linda e interessante e toda a cidade de Praga também

  2. luis e albano on 4 May 2010
  3. Praga é imperdivel no Leste Europeu.Antiga mas dinamica,Praga junta o moderno da agitaçao ao romantismo antigo.Suas contruçoes em estilo gótico dao um contraste inebriante ao barroco e qualquer caminhada despretenciosa pela cidade torna-se inesquesivel ,porem o restaurante Kampa Park aos pés da POnte Carlos torna o simples espumante do entardecer a mais preciosa das bebidas.Vale a pena conferir.

  4. Luiz Felipe Menken on 23 June 2010
  5. Realmente é de tirar o fôlego ! Espero voltar em breve.

  6. Hamiris on 17 September 2010
  7. Faltou só mencionar a “crença” da estátua de São Carlos: uma vez que você toda na estátua, com certeza volta para Praga! É fácil achar a estátua: de tanta gente que toca nela, ela mantem o brilho metálico original no local tocado pelo povo! Eu toquei e espero voltar, COM CERTEZA!

  8. Jubal on 25 June 2012
  9. Todas as estátuas na ponte são réplicas, as originais, se encontram no Museu Nacional.

  10. Carlos Gonçalves on 22 November 2012
  11. Hello, I just want know if the Film Yentl was filmed in that Bridge !!! Thanks.

  12. isabel einloft on 8 April 2013
  13. De fato, foi a ponte mais linda das quais visitei até hoje. Aliás, Praga é uma cidade cheia de encantos, linda de viver, sonhar
    e amar. Quero voltar…..

  14. Nery Vale on 15 September 2013
  15. Uma cidade encantadora, estive seis dias em Agosto e espero voltar, alguma semelhança com Lisboa, mas com os prédios limpos e lindos de morrer sobretudo na cidade velha.

  16. Fernando Martins on 10 November 2013
  17. Estou de viagem marcada para Praga em 1º abril de 2014 e ansionso para conhecer esta bela capital do Leste Europeu.

  18. Paulo Brito on 27 November 2013
  19. Praga é o lugar mais misterioso e, ao mesmo tempo, maravilhoso que já visitei.Qualquer pedacinho da cidade é um encanto. Seus becos e ruas sinuosas, suas histórias, a Ponte Carlos, então… É de tirar o fôlego. Já fui duas vezes para Praga e espero ir muitas outras!!!

  20. Luciana Mirabile on 26 January 2014

Leave a comment



Busca Rápida

Categorias

Dicas instantâneas

Calendário

July 2014
M T W T F S S
« Oct    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Comentários recentes

Blogroll

Eu recomendo

  • 1) CzechTourism.com - Página oficial do turismo tcheco, com informações completas e até banco de imagens.
  • 2) Culinária Tcheca - Site com receitas da gastronomia tcheca e indicação de restaurantes credenciados.
  • 3) Irish Institute - Este é o site do Instituto que promove a Irlanda no Brasil. E, afinal, Irlanda é um país-irmão da República Tcheca, ambos unidos pelo amor à cerveja!
  • 4) Blog da Flávia - Blog de minha querida irmã, que vive na Irlanda e escreve muito bem.
  • 5) Cris Berger - Site da jornalista gaúcha que visitou a República Tcheca e acabou voltando com uma exposição fotográfica na mala.
  • Blog de Bordo do Bruno Agostini O camarada Agostini vai postando notícias conforme viaja. E não viaja pouco, então e pão fresquinho a toda hora!
  • Enoteca por Bruno Agostini Outro blog do incansável Bruno, este voltado para a “vinhologia” e outras coisas boas da vida.
  • Entrelinhas Esportivas by Rogério Domingues Uma mesa redonda de um homem só – mas sempre com fatos e curiosidades do mundo esportivo. Rogério Domingues é comentarista do canal comunitário da NET em Santa bárbara D´Oeste.