Cerveja tcheca. A melhor do mundo.

15 July 2009 in Gastronomia, Utilidade pública e tcheca

Cerveja tcheca - ícone do país e orgulho nacional.

Cerveja tcheca - ícone do país e orgulho nacional.

Eu sei, esse título vai causar polêmica. Mas antecipadamente eu mantenho o que escrevi. A cerveja tcheca é, sim, a melhor do mundo. Mais do que isso, é um ícone nacional tcheco e uma tremenda atração turística.

Para construir meu ponto de vista, convido você, amigo leitor, a pegar uma latinha de cerveja nacional. Qualquer uma. Olhe a lata atentamente e encontrará, em algum ponto, a sentença (nos dois sentidos) Cerveja Pilsen.

Ahá! Pilsen (ou Plzen), é uma cidade da República Tcheca. Mais precisamente, a cidade onde pela primeira vez se produziu a cerveja loira que agrada dez entre dez cervejeiros do mundo inteiro.

Ou seja, a CERVEJA MODERNA É UMA INVENÇÃO TCHECA.

Mas apesar da nomenclatura, há uma distância enorme entre as cervejas tchecas e brasileiras, tão grande quanto o caminho daqui até Praga – ou até Pilsen. Não quero falar mal de ninguém, então vou me concentrar nas marcas tchecas.

Uma cerveja tcheca tem somente três ingredientes – malte (a cevada fermentada), lúpulo (produzido na própria República Tcheca) e água de boa qualidade. Nada mais. E não ouse sugerir a um tcheco que se acrescente algo além disso. Provavelmente você será convidado a se retirar… do país!

Porém, mesmo sendo uma receita simples, existem inúmeras variações de sabores. Cerveja tcheca é algo como as cachaças artesanais do Brasil, que não são difíceis de fazer, mas podem ser feitas de vários jeitos.

A semelhança com alambiques, inclusive, não pára por aí. Existem várias cervejarias artesanais, com produção limitada, e geralmente consumida pela população do vilarejo em que se insere.

Na escala industrial, as cervejas tchecas mais conhecidas e mais consumidas são:

Pilsner Urquell – A mais vendida e mais famosa, e não sem motivo. Produzida pela cervejaria que (re) inventou a cerveja.

Os portões sagrados da cervejaria Urquell, em Pilsen.

Os portões sagrados da cervejaria Urquell, em Pilsen.

 

 

A verdaeira Budweiser. Não confunda.

A verdaeira Budweiser. Não confunda.

Budweiser (no Brasil, Czechvar) – Produzida na cidade de Ceske Budejovice, que na época do domínio alemão se chamava Budweis. A cerveja produzida em Budweis era chamada Budweiser. Um nome tão bom que um americano resolveu usar para sua cerveja, produzida na Florida, e sem nenhuma relação com a original.

Starbrno – Produzida em Brno. Não falo mais porque não experimentei – ainda!

Krusovice – Feita na região próxima a Karlovy Vary, é mais escura e ligeiramente mais amarga que a Urquell. Mas é boa, muito boa!

Tem muitas outras, mas haja post! Se alguém se interessar em comprar ou importar cerveja tcheca, recomendo que procure o Consulado Tcheco em São Paulo, que pode dar os contatos e mais dicas (consuladotcheco@gmail.com).

Porém, se você quer saber mais sobre composição, sabor etc, recomendo o blog www.brejas.com.br, que cumpre esse árduo trabalho de testar e comparar cervejas.  Eles ranqueiam a Urquell como uma das 25 cervejas imperdíveis do mundo.

A mim, interessa a cerveja como atração turística. E que atração! Considere incluir cerveja em todas as suas refeições na República Tcheca, porque é isso que os tchecos fazem. Alguns até mesmo no café-da-manhã.

Em Praga e demais cidades, é completamente normal e aceitável beber cerveja nas refeições, mesmo que seja o meio de um dia de trabalho. Canecas de 500 ml, pelo menos duas. E isso vale para ambos os sexos e para todas as idades maiores de idade. E não se preocupe com a sensação de estufamento – isso é coisa de cerveja de outros países… A tcheca, ao contrário, assenta muito bem, não pesa nada e sobre muito pouco (eu nunca vi um tcheco trançando as pernas depois do almoço ou jantar).

Mesmo se você não é fã de cerveja, vai se apaixonar pela tcheca. Isso já aconteceu com várias pessoas, que sequer bebiam cerveja no Brasil, e voltaram vidrados na cerveja tcheca. Será você o próximo? Se for, me conte!

Tags:

7 Comments to Cerveja tcheca. A melhor do mundo.

  1. Com certeza a cerveja tcheca atrai.
    Não sou nada cervejeira mas me apaixonei pela cerveja tcheca. Ela é suave (e nem por isso deixa de ser alcóolica), não pesa, e é simplesmente deliciosa!
    Realmente, cerveja pra mim agora, só as provenientes da República Tcheca!

  2. Carol on 22 July 2009
  3. Isso é pq vc não conhece as alemãs.

  4. Jair Malavasi Silva on 24 October 2010
  5. Parabéns pela matéria!

    Realmente a melhor cerveja esta na Republica Tcheca…

    Passei pela Alemanha, Hungria e Eslováquia mas a melhor cerveja que tomei foi em Praga, na minha preferencia a Krusovice foi uma das melhores.

  6. Valdoir Damazio on 4 January 2013
  7. Parabéns pela matéria!
    Realmente a melhor cerveja esta na Republica Tcheca…
    Passei pela Alemanha, Hungria e Eslováquia mas a melhor cerveja que tomei foi em Praga, na minha preferencia a Krusovice foi uma das melhores.

  8. Valdoir Damazio on 4 January 2013
  9. Outra cerveja tcheca de qualidade e que me agradou bastante ao paladar foi a Gambrinus. Também tive a oportunidade de experimentar cervejas artesanais produzidas em uma taverna/restaurante de Praga chamada Fluke – fundada em 1499 – que são muito saborosas.

  10. Rinaldo on 26 September 2013
  11. As checas que me perdoem, mas as melhores são as belgas. Sobre os ingredientes, não há um quarto, a levedura?

  12. Leonardo Godinho on 25 December 2013
  13. Não na Pilsen… a fermentação é natural.

  14. Luiz Fernando Destro on 20 February 2014

Leave a comment



Busca Rápida

Categorias

Dicas instantâneas

Calendário

April 2014
M T W T F S S
« Oct    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Comentários recentes

Blogroll

Eu recomendo

  • 1) CzechTourism.com - Página oficial do turismo tcheco, com informações completas e até banco de imagens.
  • 2) Culinária Tcheca - Site com receitas da gastronomia tcheca e indicação de restaurantes credenciados.
  • 3) Irish Institute - Este é o site do Instituto que promove a Irlanda no Brasil. E, afinal, Irlanda é um país-irmão da República Tcheca, ambos unidos pelo amor à cerveja!
  • 4) Blog da Flávia - Blog de minha querida irmã, que vive na Irlanda e escreve muito bem.
  • 5) Cris Berger - Site da jornalista gaúcha que visitou a República Tcheca e acabou voltando com uma exposição fotográfica na mala.
  • Blog de Bordo do Bruno Agostini O camarada Agostini vai postando notícias conforme viaja. E não viaja pouco, então e pão fresquinho a toda hora!
  • Enoteca por Bruno Agostini Outro blog do incansável Bruno, este voltado para a “vinhologia” e outras coisas boas da vida.
  • Entrelinhas Esportivas by Rogério Domingues Uma mesa redonda de um homem só – mas sempre com fatos e curiosidades do mundo esportivo. Rogério Domingues é comentarista do canal comunitário da NET em Santa bárbara D´Oeste.